Pelouro da Cultura da Câmara do Porto recebe 3,3 ME em 2014

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 05 dez (Lusa) -- A Câmara do Porto vai afetar em 2014 à Direção Municipal da Cultura 3,3 milhões de euros do orçamento global de 184,5 milhões de euros, referem os documentos de gestão previsional a que a Lusa teve hoje acesso.

A proposta que vai ser votada na reunião camarária de terça-feira indica, nas "Grandes Opções do Plano", a afetação de perto de 1,9 milhões de euros para a "Dinamização da Cultura".

A diferença de valores poderá explicar-se com a distinção feita entre duas valências da Direção Municipal de Cultura, já que o documento destaca os 1,9 milhões de euros "afetos, entre outros, aos Teatros Rivoli e Campo Alegre, às Fundações de Serralves e da Casa da Musica e ao apoio às obras de requalificação da Torre dos Clérigos", escreve-se no documento.

Apontando a área como "fator de desenvolvimento", o documento refere que este conjunto de equipamentos culturais dá ao Porto "uma dimensão cosmopolita rara entre cidades da sua dimensão", tendo "um papel fundamental contra a desertificação e a degradação urbana".

O pelouro da Cultura, cuja dotação total é de 3,3 milhões de euros, conta ainda com 1,4 milhões de euros destinados ao "funcionamento e as atividades culturais inseridas nos museus e património cultural, arquivos e bibliotecas", explica a proposta.

O mesmo documento refere que, no âmbito da "Função Social" do município, a Cultura "absorve 9,6 milhões de euros, ou seja, 5,2% do orçamento global".

Numa nota de imprensa divulgada na terça-feira, a Câmara do Porto sublinha que a Cultura, "enunciada como um dos pilares da candidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto, é alvo de um reforço substancial de orçamento no próximo ano, que se cifra em cerca de 10%".

De acordo com a mesma informação, este aumento de investimento na Cultura "permitirá a reprogramação da galeria municipal no Palácio de Cristal e a primeira edição do Fórum do Futuro".

O orçamento camarário de 2013 incluía a "Cultura e Lazer" como um subtema da Competitividade, destinando-lhe oito mil euros, de acordo com um dos quadros da nota informativa da Direção Municipal de Finanças anexa aos documentos de gestão previsional, a que a Lusa teve acesso.

"O valor global da despesa na ótica das Grandes Opções do Plano, apresentado para 2014, é de 184,5 milhões de euros, dos quais 32,1 milhões referem-se ao Plano Plurianual de Investimentos e 152,4 milhões de euros ao conjunto de ações identificadas como Ações Relevantes", esclarece a proposta.

ACG // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.