Vice-PM ucraniano não descarta discussão sobre eleições antecipadas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Kiev, 05 dez (Lusa) - O primeiro vice-primeiro-ministro ucraniano, Sergei Arbuzov, disse não excluir a possibilidade de a questão das eleições antecipadas ser discutida nas conversações com a oposição, numa entrevista emitida hoje pela televisão Piaty Kanal e citada pela AFP.

"Nós devemos ter conversações, sentar-nos à mesa de negociações e discutir quando forem apresentadas as propostas", disse Sergei Arbuzov, durante a entrevista, disponível na página de internet da estação de televisão.

O responsável respondia a uma pergunta sobre se o Governo está pronto para dialogar com a oposição sobre uma das suas principais reivindicações, a antecipação das eleições presidenciais e legislativas.

No sábado, os partidos da oposição anunciaram um acordo para fazer uma frente de oposição unida ao Presidente da Ucrânia e ao Governo, exigindo a sua demissão e eleições antecipadas.

Os protestos contra a decisão do Governo da Ucrânia de abandonar os planos para um acordo político e comercial com a União Europeia deram origem às maiores manifestações na ex-república soviética desde a Revolução Laranja de 2004.

FV (NM/ FPA) // DM.

Lusa/ fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.