Governo japonês quer "fazer explodir" o dinamismo do setor privado

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 05 jun (Lusa) -- O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, afirmou hoje que o seu Governo pretende "fazer explodir" o dinamismo do setor privado para promover a atividade económica do país e garantir um crescimento durável.

"É tempo de o Japão ser o motor da recuperação internacional", declarou Abe em conferência de imprensa ao sublinhar que a "vitalidade do setor privado" está no centro das medidas económicas do seu executivo.

Ao Estado, acrescentou, cabe facilitar esta tarefa do setor privado, eliminando os obstáculos ao investimento e ao desenvolvimento.

Shinzo Abe afirmou na mesma ocasião que o objetivo é tornar o Japão no país mais atrativo para as empresas.

Liberalizar a venda de eletricidade, triplicar em dez anos o número de parcerias público-privadas, aumentar o investimento direto no Japão, aumentar o rendimento per capita em 30 % em 10 anos, conseguir que dez universidades japonesas estejam entre as 100 melhores do mundo ou autorizar a venda de medicamentos pela Internet são algumas das metas do Governo japonês.

A estratégia de crescimento económico do Japão será decidida e detalhada na próxima semana.

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.