Número de mortos devido ao tufão Haiyan nas Filipinas supera 5.700

Número de mortos devido ao tufão Haiyan nas Filipinas supera 5.700
| Mundo
Porto Canal

As autoridades das Filipinas elevaram para 5.719 o número de mortos nas Filipinas devido ao tufão Haiyan, que devastou, a 08 de novembro, a região central do arquipélago, indica hoje a imprensa local.

Segundo o Centro Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres, o tufão, que afetou dez milhões de pessoas, provocou ainda mais de 26 mil feridos, havendo ainda o registo de 1.779 desaparecidos.

Dos mais de três milhões de deslocados, apenas 96.474 se encontram atualmente em centros de abrigo, sobretudo nas ilhas de Leyte e Samar.

De acordo com o mais recente relatório do organismo filipino, os danos causados pelo Haiyan ultrapassam 30.000 milhões de pesos (514 milhões de euros).

As Nações Unidas indicaram ser urgente angariar mais fundos para ajudar os sobreviventes do tufão.

"As consequências do tufão Haiyan trouxeram muitas necessidades [pelo que] precisamos de apoio para que o povo se recupere", sublinhou, em conferência de imprensa, a coordenadora dos Assuntos Humanitários da ONU nas Filipinas, Luísa Carvalho, apontando como prioridade urgente "providenciar casas e reconstruir a vida" dos afetados pela catástrofe.

Segundo as Nações Unidas, algumas comunidades que dependem da pesca perderam as suas embarcações e meios para poderem executar a atividade, e que os agricultores carecem de ferramentas, sementes e fertilizantes para poderem cultivar os seus campos e não terem de depender da distribuição da ajuda humanitária.

O Haiyan, com ventos de até 315 quilómetros por hora, foi o tufão mais forte e o segundo desastre mais mortífero na história recente das Filipinas.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.