PM de Cabo Verde diz que ainda não "fez contas" ao custo da entrada no capital da Binter

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Praia, 26 mai (Lusa) - O primeiro-ministro cabo-verdiano disse hoje não ter feito ainda as contas a quanto vai custar a entrada do Estado no capital da companhia de aviação Binter, que segundo cálculos da agência Lusa deverá rondar 1,1 milhões de euros.

A companhia Binter Cabo Verde irá assegurar a partir de agosto em exclusividade os voos domésticos no arquipélago, além das ligações com o Senegal e a Guiné-Bissau, ao abrigo de uma parceria que prevê a entrada do Estado cabo-verdiano na companhia com a aquisição de 49% do capital social.

Segundo explicou anteriormente o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, 30% corresponde à cedência comercial das rotas domésticas e regionais e 19% por cento a investimento. A posição do Estado será colocada posteriormente à disposição de investidores nacionais.

De acordo com o Boletim Oficial, a Binter Cabo Verde aumentou, em dezembro de 2016, o seu capital social para 6,025 milhões de euros (664.410.000 escudos cabo-verdianos) correspondentes a 664,410 ações ao preço nominal de 1.000 escudos cabo-verdianos (cerca de 9 euros) por ação.

Segundo cálculos da agência Lusa, 49% do capital social correspondem a 2,952 milhões de euros (325.560.900 escudos cabo-verdianos) e 19% a 1,114 milhões de euros (126.237.900 escudos cabo-verdianos).

Ao assumir 49% do capital social, o Estado fica com 325.560 ações, sendo que a parte do capital social relativa ao investimento de 19% corresponde a 126.237 ações.

Confrontado com os cálculos que apontam para a necessidade de o Estado cabo-verdiano investir cerca de 1,1 milhões de euros, além da cedência das rotas comercias, Ulisses Correia e Silva escusou-se a confirmar.

"Não confirmo porque ainda não fiz as contas. No momento certo esta operação irá ser realizada", disse.

Ulisses Correia e Silva, que falava aos jornalistas hoje, na cidade da Praia, à margem da inauguração da nova Escola de Negócios da Universidade de Cabo Verde, adiantou que a Binter Cabo Verde irá assegurar o serviço público de transportes aéreos em todas as ilhas com aeroporto.

A Binter Cabo Verde é uma companhia de direito cabo-verdiano, que tem atualmente como único acionista a empresa Apoyo Y Logistica Industrial Canária, Sociedade Limitada.

A agência Lusa contactou os serviços de comunicação da Binter Cabo Verde para obter mais esclarecimentos sobre o acordo, mas até ao momento não obteve resposta.

CFF // EL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.