União Europeia mantém-se "confiante" relativamente a acordo na reunião da OMC

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nusa Dua, Indonésia, 05 dez (Lusa) -- O comissário europeu do Comércio declarou hoje estar "confiante" na possibilidade de um acordo na reunião ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), ao ter notado uma "evolução" na posição da Índia.

"Houve uma evolução da posição indiana", afirmou Karel De Gucht, em entrevista à agência AFP, um dia depois de Nova Deli ter rejeitado aceitar um compromisso sobre os subsídios agrícolas.

Contudo, "é difícil dizer o que poderá significar essa evolução da posição indiana", ressalvou o comissário europeu do Comércio, apontando que a reunião ministerial da OMC acabará na sexta-feira, independentemente do resultado, quando questionado sobre uma eventual prorrogação do encontro na ilha indonésia de Bali.

"A reunião terminará na sexta-feira depois do meio-dia, quer haja acordo ou não. Mas continuo confiante", afirmou Karel De Gucht, em declarações à agência noticiosa francesa.

O acordo está dependente de um diferendo entre a Índia e Estados Unidos, a propósito de subsídios aos produtos alimentares no país asiático, que ultrapassam o limite de 10% do valor total da produção imposto pela OMC.

As preocupações aumentaram na quarta-feira, depois de o ministro indiano do Comércio, Anand Sharma, ter afirmado que a Índia "não pode aceitar" as restrições sobre os subsídios agrícolas da forma como estão escritas no acordo.

O "pacote de Bali" já permitiria à Índia não ser alvo de queixas dentro da OMC ao ultrapassar os 10% de subsídios à compra de alimentos durante quatro anos, mas o gigante asiático deseja uma solução permanente, tendo frisado que "a segurança alimentar não é uma questão negociável" para a Índia.

O "pacote de Bali", menos ambicioso do que o previsto na Ronda de Doha, poderá ser o primeiro acordo da OMC, organização criada em 1995, depois de anos de impasse.

Em discussão entre os 159 membros da OMC, o acordo envolve, para além do tópico da agricultura, um pacote de ajudas aos países em desenvolvimento e um acordo de facilitação comercial nas fronteiras, que beneficiaria também o acesso dos países desenvolvidos, como Portugal, aos países em desenvolvimento.

DM (ANYN) // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.