Professor de literatura luso-brasileira José Luiz Passos vence o Grande Prémio Portugal Telecom

| País
Porto Canal / Agências

São Paulo, 05 dez (Lusa) - Professor de literatura luso-brasileira José Luiz Passos foi o vencedor do Grande Prémio Portugal Telecom de Literatura, com o livro "O sonâmbulo amador" (Alfaguara), divulgado hoje à noite (madrugada de quinta-feira em Lisboa).

O escritor, que foi o primeiro vencedor na categoria romance, superou os colegas Eucanaã Ferraz e Cíntia Moscovich, que ganharam as categorias poesia e conto/crónica, respetivamente.

Pernambucano e nascido em dezembro de 1971, José Luiz Passos é sociólogo e doutorado em Letras nos Estados Unidos. Lecionou durante nove anos na Universidade de Berkley e, desde 2008, dá aulas de literatura luso-brasileira para estudantes da Universidade da Califórnia.

Possui dois romances publicados: "Nosso Grão Mais Fino" e "O sonâmbulo amador".

O livro vencedor do Grande Prémio Portugal Telecom retrata um funcionário da industria têxtil, que, dois dias antes de se aposentar, faz uma viagem e acaba internado numa clínica psiquiátrica, na qual escreve relatórios sobre suas crises, sonhos e rotina.

Na tentativa de se encontrar, o personagem faz um balanço da vida. "Ele ficou para trás na história, e busca por meio de sonhos se atualizar", definiu o autor.

O prémio foi apresentado pelos autores brasileiros Camila Morgado e Mateus Nachtergaele.

Durante o evento, foi anunciado o lançamento de "O Livro das Palavras", uma coletânea de entrevistas com os vencedores das últimas dez edições do concurso, entre eles o português Valter Hugo Mãe.

Desde o ano passado, o Prémio Portugal Telecom divide-se em três categorias - poesia, romance e conto/crónica - e inclui também um Grande Prémio, a atribuir entre os vencedores de cada uma das categorias.

Ao todo, para esta edição, inscreveram-se 450 autores, com obras publicadas no Brasil em 2012.

Os prémios em cada categoria têm o valor de 50 mil reais (cerca de 16 mil euros), assim como o Grande Prémio.

A curadoria desta edição do prémio é formada pela consultora literária da Portugal Telecom, Selma Caetano, coordenadora, pelo poeta Antonio Carlos Secchin, que intervém na categoria poesia, o escritor Luiz Ruffato, para o romance, e pelo também escritor Marcelino Freire, na categoria conto/crónica.

FYB // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".