Doclisboa visita Pedrógão Grande durante sete dias

| País
Porto Canal com Lusa

Pedrógão Grande, Leiria, 26 mai (Lusa) - O Doclisboa - Festival Internacional de Cinema vai passar pelo concelho de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, entre os dias 03 e 10 de junho, foi hoje anunciado.

Durante sete dias, uma extensão do Doclisboa vai estar patente na Casa Municipal da Cultura de Pedrógão Grande, onde serão exibidos cinco filmes apresentados no Doclisboa de 2016 e duas oficinas para crianças levadas a cabo pelo projeto educativo Docs4kids, anunciou a autarquia.

Em nota de imprensa, o Município de Pedrógão Grande refere que vão ser exibidos documentários galardoados em 2016, destacando o filme vencedor do principal galardão do Doclisboa "Calabria", de Pierre-François Sauter, "um 'road movie' sobre um emigrante italiano na Suíça que, após a morte, vai ser repatriado por outros dois emigrantes, o cigano Jovan e o português José", e o filme vencedor do Prémio FCSH para Melhor Primeira Obra, "300 Miles", de Orwa El Mokdad.

Dirigido especialmente aos mais jovens, com idades compreendidas entre os 5 e os 14 anos, realizam-se a oficina "Memória e o Cinema", para crianças dos 5 aos 8 anos, e a oficina "O Pré-Cinema", para crianças dos 9 aos 14 anos.

De acordo com a nota de imprensa, "o objetivo de cada edição do Doclisboa é permitir compreender um pouco melhor o estado do cinema documental e a realidade que ele retrata".

O Doclisboa pretende "questionar o presente do cinema, em diálogo com o seu passado e assumindo o cinema como um modo de liberdade".

"Recusando a categorização da prática fílmica, procuram-se as novas problemáticas presentes na imagem cinematográfica, nas suas múltiplas formas de implicação no contemporâneo. O Doclisboa tenta ser um lugar de imaginação da realidade através de novos modos de perceção, reflexão, novas formas possíveis de ação", refere ainda a autarquia.

EYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).