Três escritores brasileiros disputam Grande Prémio Portugal Telecom

| País
Porto Canal / Agências

São Paulo, 05 dez (Lusa) - Os escritores brasileiros José Luiz Passos, Eucanaã Ferraz e Cíntia Moscovich disputam hoje (madrugada de quinta-feira em Lisboa) o 11º Grande Prémio Portugal Telecom, após serem os primeiros colocados nas categorias romance, poesia e conto/crónica.

O único finalista português, Valter Hugo Mãe, concorre com o romance "O filho de mil homens".

José Luiz Passos venceu nessa categoria com "O sonâmbulo amador" (Alfaguara).

Na poesia, venceu Eucanaã Ferraz, com "Sentimental" (Companhia das Letras), e em conto/crónica, Cíntia Moscovich foi destinguida, com "O tempo em estado sólido" (Record).

O prémio foi apresentado este ano pelos autores brasileiros Camila Morgado e Mateus Nachtergaele.

Durante o evento foi anunciado o lançamento de "O Livro das Palavras", uma coletânea de entrevistas com os vencedores das últimas dez edições do concurso, entre eles Hugo Mãe e Gonçalo M. Tavares.

Desde o ano passado, o Prémio Portugal Telecom divide-se em três categorias - poesia, romance e conto/crónica - e inclui também um Grande Prémio, a atribuir entre os vencedores de cada uma das categorias.

Ao todo, para esta edição, inscreveram-se 450 autores, com obras publicadas no Brasil em 2012.

Os prémios em cada categoria têm o valor de 50 mil reais (cerca de 16 mil euros), assim como o Grande Prémio.

A curadoria desta edição do prémio é formada pela consultora literária da Portugal Telecom, Selma Caetano, coordenadora, pelo poeta Antonio Carlos Secchin, que intervém na categoria poesia, o escritor Luiz Ruffato, para o romance, e pelo também escritor Marcelino Freire, na categoria conto/crónica.

FYB // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Devolução das propinas requerida por mais de 110 mil jovens

Mais de 100 mil jovens pediram a devolução do valor das propinas, a dois meses do final do prazo, que termina em 31 de maio, e numa altura em que alguns emigrantes enfrentam dificuldades para submeter o pedido.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".