Bombeiros Municipais de Leiria apoiam idosos em risco

| País
Porto Canal com Lusa

Leiria, 26 mai (Lusa) - Os Bombeiros Municipais de Leiria vão apoiar cerca de 70 idosos em risco do concelho através do projeto "Sempre Consigo", apresentado hoje de manhã na Câmara Municipal.

Trata-se de um projeto municipal, de âmbito social, que vai ser operacionalizado pelos bombeiros municipais, em parceria com as várias entidades que apoiam idosos em situação vulnerável.

Este projeto surgiu depois de ter sido apresentado o diagnóstico social, "que espelhou a realidade social do concelho e identificou as áreas de intervenção prioritária", explicou a vereadora da Ação Social, Ana Valentim.

"A conclusão que se tirou é a de que temos uma série de programas e de atividades que se encontram enquadrados nas respostas sociais já existentes, mas há aqueles que não possuem esse suporte", precisou.

É sobre esses idosos que a autarquia pretende intervir, através do apoio dos Bombeiros Municipais de Leiria, mantendo o acompanhamento que outras instituições já fazem.

"É complementar à ação que já estar a ser prestada", salientou Ana Valentim.

Segundo o comandante dos Bombeiros Municipais de Leiria, Artur Figueiredo, o projeto que vão dinamizar surge das "carências" que têm vindo a constatar na sua ação diária.

Nesse sentido, os bombeiros vão "identificar e acompanhar as situações de vulnerabilidade e de fragilidade da população idosa", através de "visitas regulares, realizando ações de avaliação dos parâmetros vitais, riscos sanitários e domésticos".

Durante a visita dos bombeiros aos idosos serão avaliadas a pressão arterial, glicemia, temperatura e ventilação.

"Muitas vezes, em termos de higiene e segurança, deparamo-nos com algumas situações que são preocupantes e vamos procurar minimizar ou resolver estas situações", acrescentou Artur Figueiredo.

Além destas medidas, os bombeiros vão ainda fomentar ações de sensibilidade de segurança de medidas preventivas de autoproteção.

A falta de transporte para idas ao médico é outros dos problemas identificados, que os bombeiros vão também colmatar.

O contacto telefónico regular é outra das intervenções previstas, para "aferir das necessidades dos idosos e acompanhamento em momentos de solidão".

"Muitas vezes é ter apenas uma palavra com o idoso. De forma regular, vamos telefonar para saber como está, desde que ele assim o pretenda", adiantou Artur Figueiredo.

A ação envolve diariamente dois bombeiros da corporação, "numa ambulância onde estão os equipamentos para avaliar os parâmetros vitais", sendo esta também uma forma de "rentabilizar os recursos".

As visitas, que se iniciam no dia 01 de junho, vão ser organizadas por freguesias, pelo menos uma vez por mês, ou por "necessidades urgentes de acompanhamento".

A intervenção só será feita com a vontade do idoso.

"O projeto pretende dar um acompanhamento aos idosos em que as situações são mais difíceis. Aqueles que dizem que não precisam de ajuda são os que mais necessitam e é nestes que temos de investir e de os sensibilizar para este projeto, que pode ser uma ajuda, sem que isso vá intervir na sua vida diária", explicou Ana Valentim.

Artur Figueiredo salientou que o facto de se tratar de bombeiros e "andarem fardados" poderá "facilitar a proximidade" com os idosos, pois "vai ajudar a ultrapassar" a barreira da recusa de ajuda.

"O bombeiro é visto como um amigo".

Ana Valentim salientou que são os idosos que residem em meio urbano que "causam mais preocupação por falta de apoio familiar".

O grupo alvo são os idosos, mas Ana Valentim revelou que também será feito um acompanhamento às pessoas do Centro de Acolhimento de Leiria.

EYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Professores querem recuperação do tempo de serviço em três anos

A Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL) defendeu esta quinta-feira a recuperação do tempo de serviço em três anos durante uma reunião com a tutela, que vê com “vontade clara e determinada em resolver os problemas”.

Transplante pulmonar deu uma "segunda vida" a 400 doentes em Portugal

Os novos pulmões de Paulo Fradão foram transplantados há sete anos no Hospital Santa Marta, dando-lhe “uma segunda vida”, tal como aos 400 doentes que, desde 2001, foram submetidos a esta intervenção que os livrou da morte iminente.

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta quinta-feira, a Euribor a três meses, que avançou para 3,897%, permanece acima da taxa a seis meses (3,843%) e da taxa a 12 meses (3,731%).