Diploma que alarga âmbito do fundo salarial dos pescadores entra sábado em vigor

Diploma que alarga âmbito do fundo salarial dos pescadores entra sábado em vigor
| Política
Porto Canal com Lusa

O diploma que alarga o âmbito do Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais da Pesca, nomeadamente assegurando o pagamento das contribuições para a Segurança Social durante o período de apoio, entra no sábado em vigor.

O decreto-lei foi hoje publicado em Diário da República e garante que o Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais da Pesca vai ser aplicado a mais situações do que atualmente, passando a assegurar também o pagamento das contribuições para a Segurança Social durante o período de apoio.

Por razões de simplificação de procedimentos será a Docapesca - Portos e Lotas que transfere para a segurança social os montantes relativos àquelas contribuições e quotizações.

A alteração aprovada pelo Governo em Conselho de Ministros em 30 de março consagra também um regime de pagamento de contribuições e quotizações à Segurança Social que assegura, durante o período da concessão do apoio, uma carreira contributiva regularizada aos profissionais da pesca.

O Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais da Pesca tem como objetivo garantir a prestação de apoio financeiro a estes profissionais, que ficam impedidos de exercer ou limitados no exercício da sua atividade, devido a condições naturais adversas que originam falta de segurança na barra ou no mar, pela necessidade de preservação dos recursos, de defesa do ambiente ou por motivos de saúde pública.

Criado por um diploma de 1999, o fundo destaca-se por ter implementado o primeiro mecanismo compensatório de perda de retribuição ajustado às especificidades da atividade profissional exercida pelos profissionais da pesca e tem sido sucessivamente alterado, de forma a adequar-se a novas realidades que os profissionais da pesca enfrentam.

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".