Taça de Portugal: Final estreia vídeo-árbitro

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 26 mai (Lusa) - A final da Taça de Portugal de futebol entre Benfica e Vitória de Guimarães, agendada para domingo, no Estádio Nacional, vai ser o primeiro jogo decisivo de provas nacionais, a nível mundial, a recorrer oficialmente ao vídeo-árbitro.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou a 07 de abril a utilização do vídeo-árbitro no embate entre vitorianos e 'encarnados', o primeiro jogo oficial do país a recorrer ao sistema de comunicação entre o árbitro de campo e os árbitros a cargo das imagens em direto.

O organismo responsável pelo futebol nacional anunciou na segunda-feira que Hugo Miguel, da Associação de Futebol de Lisboa, vai ser o árbitro da final da 'prova rainha' e que Artur Soares Dias e Jorge Sousa, ambos da Associação de Futebol do Porto, vão ser os assistentes de vídeo-árbitro.

O sistema, a cargo dos árbitros da Associação do Porto, vai estar "instalado numa 'régie'" e permitirá aceder a "todos os ângulos de câmara disponíveis no estádio", segundo um vídeo publicado no sítio oficial da FPF, na quarta-feira, podendo "ser utilizado" em "quatro situações de jogo": golos, penáltis, cartões vermelhos diretos e identidades trocadas.

Quando algum incidente se enquadra nas quatro situações contempladas pelo sistema, o "árbitro pede ajuda" ou o "vídeo-árbitro indica que há um incidente que deve ser revisto", explica o vídeo da FPF, avançando, depois, que o árbitro de campo é aconselhado após a consulta das imagens.

Na sequência do conselho do vídeo-árbitro, o árbitro de campo pode "parar a partida para, fora das linhas do jogo, "rever o lance" e "tomar a medida apropriada" ou "aceitar o conselho" e "agir de acordo com essa informação".

Jorge Sousa explicou que o vídeo-árbitro só vai dar o "seu parecer de alteração à decisão inicial do árbitro" caso a mesma esteja "completamente errada" e defendeu que o sistema vai "trazer mais justiça e mais verdade desportiva".

"Existirão erros que poderão ser alterados através deste novo processo", disse o árbitro num vídeo publicado no sítio oficial da FPF.

Jorge Sousa avisou ainda que o vídeo-árbitro não vai servir de "medicamente milagroso" para "acabar com as polémicas do futebol", ao passo que Artur Soares Dias frisou que o sistema vai corrigir "lapsos claramente identificados, apesar de ditar "um período de adaptação" aos árbitros.

A FPF já promoveu sessões de esclarecimento sobre o vídeo-árbitro junto dos dois clubes finalistas - Vitória de Guimarães, a 15 de maio, e Benfica, a 17 de maio -, através do vice-presidente da secção profissional do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa, João Ferreira.

TYME // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Eis as listas completas às Eleições do FC Porto

Já foram entregues e validadas pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto, José Lourenço Pinto, os nomes de todos os candidatos ao ato eleitoral para os Órgãos Sociais do clube no quadriénio 2024-2028. As Listas A, B e C concorrem à Mesa da Assembleia Geral, à Direção e ao Conselho Fiscal e Disciplinar. Para a eleição do Conselho Superior apresentam-se a votos as Listas A, B e D.

FC Porto: Francisco Conceição eleito melhor jovem da liga em março

Avançado marcou um golo e foi titular nos quatro jogos do FC Porto no mês passado

FC Porto: De volta ao Olival a pensar na viagem a Rio Maior

FC Porto já começou a preparar o jogo com o Casa Pia, da 30.ª jornada da Liga (domingo, 18h00).