China executa ex-chefe regional da polícia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pequim, 26 mai (Lusa) - As autoridades chinesas executaram hoje o antigo chefe da polícia na região autónoma da Mongólia Interior, condenado à morte por assassínio, coação, suborno e posse de armas de fogo e material explosivo, informou a imprensa estatal.

Zhang Liping, de 64 anos, matou a tiro a amante, de 28, identificada pelas autoridades apenas como Li, e depois queimou o corpo.

Foi detido em março de 2015 e expulso do Partido Comunista Chinês (PCC) quatro meses depois.

Zhao foi responsável pela polícia na Mongólia Interior, província no extremo norte da China, ao longo de sete anos, até se ter reformado, em 2012. Foi também vice-chefe do órgão de consulta do governo local.

O homem foi ainda acusado de adultério, que embora não seja um crime punido pelo código penal chinês, é considerado "uma violação da moral socialista" e "um comportamento inaceitável" para os membros do partido.

Tinha propriedades no valor de dois milhões de yuan (cerca de 270.000 euros), que foram obtidas ilegalmente e, entretanto, confiscadas.

O tribunal não especificou a causa do homicídio, mas os jornais chineses noticiaram que Li terá ameaçado expor os crimes de corrupção de Zhang.

O envolvimento de vários dirigentes do PCC em casos de corrupção foi denunciado, nos últimos anos, por ex-amantes.

Liu Tienan, um antigo responsável pelo planeamento económico da China, foi condenado a prisão perpétua por aceitar subornos, depois de a amante ter entregado a um jornalista informações sobre negócios obscuros, graus académicos falsos e ameaças de morte.

JOYP // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.