Faturação irregular no IPO/Porto deveu-se a falta de código para comprimidos

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 04 dez (Lusa) -- A falta de um código para faturar comprimidos em vez de injeções nos tratamentos de doentes com cancro está na origem das irregularidades nas contas do IPO/Porto hoje divulgadas pelo Tribunal de Contas (TdC), explicou a administração do instituto.

"Achamos que existe uma desadequação entre as regras de faturação e a realidade clínica", explicou o presidente do conselho de administração do Instituto Português de Oncologia do Porto segundo o qual "a maior parte dos doentes são tratados com comprimidos".

Contudo, acrescentou Laranja Pontes, "os manuais de faturação são antigos e falam em infusão e injeção, não falam em forma oral" de tratamento, pelo que faturar comprimidos entregues aos doentes foi utilizado o "código mais próximo", relativo a quimioterapia injetável.

O Tribunal de Contas determinou hoje que o IPO/Porto terá que restituir ao Serviço Nacional de Saúde cerca de 56,2 milhões de euros relativos ao período 2008-2011 devido a faturação irregular de medicamentos para quimioterapia oral.

Na apreciação que o TdC faz no relatório de uma auditoria realizada às práticas de gestão do Instituto de Oncologia do Porto lê-se que "no período 2008-2011, o IPO/Porto codificou e faturou medicamentos antineoplásicos e imunomoduladores administrados por via oral (quimioterapia oral), sem suporte nas regras de faturação dos contratos programa. Estima-se que o valor dessa faturação, no quadriénio, tenha ascendido a cerca de 56,2 milhões de euros".

Para Laranja Pontes estão em casa "problemas técnicos" relativos a "regras de codificação" que não se traduz em problemas de gestão.

O presidente do conselho de administração assinalou que o IPO/Porto respeitou a recomendação do tribunal, explicando que a forma de faturar os tratamentos orais como injetáveis "foi suspensa" logo no dia 01 de janeiro de 2012, após a mesma ter sido conhecida.

"O IPO irá fazer os acertos das verbas que o TdC diz que existem", garantiu o responsável segundo o qual "este acerto de contas não vai alterar em nada o funcionamento do IPO" que tem em capitais próprios "mais de 150 milhões de euros" ao qual acrescem 70 milhões "a haver".

Laranja Pontes lamentou que o relatório do TdC "não diga [que] é necessário alterar as práticas de codificação", referindo que todos os anos o IPO/Porto fornece "acima de oito milhões de euros em terapêuticas orais" que representam "25% do custo de medicamentos".

"Não é justo que não se possa faturar um quarto da medicação", criticou o presidente segundo o qual o mesmo não sucede nos hospitais privados.

Lembrou ainda que "em 2011 saiu uma circular da ACSS [Administração Central do Sistema de Saúde] (...) onde estava referida a taxa moderadora para terapia oral. (...) o que significa que isso era uma forma de tratamento já conhecida".

Em comunicado, o IPO refere que "a prática que o TdC assinalou no IPO/Porto em 2008/2010 e que agora se corrigirá nos prazos e em consonância com o ministério da Saúde (até 31.12.2013) é, em si, sinal de um problema estrutural do sistema de financiamento a que urge dar resposta".

LIL (PM) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.