Identificada nova espécie de grande réptil aquático do tempo dos dinossauros

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 25 mai (Lusa) - Uma equipa internacional de investigadores identificou uma nova espécie de pliossauro, um grande réptil aquático da época dos dinossauros, a partir de um fóssil encontrado há mais de dez anos na Rússia, foi hoje divulgado.

A nova espécie, designada com o nome científico de "Luskhan itilensis", tem um crânio com 1,5 metros de comprimento e um focinho fino, refere em comunicado a Universidade de Liège, na Bélgica, que participou no estudo publicado hoje na revista Current Biology.

Para os autores da investigação, a nova espécie altera significativamente a compreensão sobre a evolução dos plesiossauros, grupo de répteis pré-históricos ao qual pertencem os pliossauros, que eram os principais predadores dos oceanos na era dos dinossauros devido ao seu tamanho e aos dentes numerosos e afiados.

Vários fósseis de pliossauros foram descobertos na Europa, na Austrália e na América do Sul.

O fóssil do "Luskhan itilensis", encontrado em 2002 na margem direita do rio Volga, perto da cidade de Ulyanovsk, tem cerca de 130 milhões de anos.

Segundo a equipa de cientistas, os resultados sugerem que os pliossauros recuperaram após a extinção do período Jurássico mais recente, mas depois enfrentaram uma nova extinção que os dizimou de vez, e que aconteceu várias dezenas de milhões de anos antes da extinção de todos os dinossauros (com exceção de algumas linhagens de aves).

ER // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".