Haitong Bank realiza aumento de capital de 60 milhões de euros

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 25 mai (Lusa) - O Haitong Bank, ex-BES Investimento, realizou um aumento de capital de 60 milhões de euros, dos quais 40 milhões em dinheiro e 20 milhões através da entrada em espécie de créditos, informou hoje o banco de investimento.

Em comunicado hoje enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o ex-BES Investimento indicou ainda que, em consequência deste aumento de capital, "o capital social do banco passou a registar o quantitativo global de 486.269.000 euros, representado por 97.253.800 ações ordinárias com o valor nominal de cinco euros cada, tendo os respetivos estatutos sido alterados em conformidade".

Esta injeção de capital foi subscrita e realizada "na totalidade pela acionista controladora do banco", a Haitong International Holdings Limited, uma sociedade com sede em Hong Kong e subsidiária da Haitong Securities (cujas ações estão em negociação na Shanghai Stock Exchange e na The Stock Exchange of Hong Kong Limited).

Já em março deste ano, a Haitong Securities tinha aprovado a subscrição de aumento de capital de 339 milhões de euros no Haitong Bank, além de uma "conversão em capital social de um instrumento financeiro subordinado de 80 milhões de euros (elegível para fundos próprios adicionais de nível Tier 1)".

Em 2015, o antigo Banco Espírito Santo de Investimento (BES Investimento), comprado pela Haitong International, registou um resultado líquido negativo de 35,4 milhões de euros, uma melhoria de 74% face ao prejuízo de 2014. Em 2016, anunciou prejuízos maiores, de 96 milhões de euros.

ND (PL) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.