Protocolo com Iberdrola leva ao investimento de 50 milhões de euros em sete municípios transmontanos

Protocolo com Iberdrola leva ao investimento de 50 milhões de euros em sete municípios transmontanos
| Economia
Porto Canal

Sete municípios transmontanos vão investir 50 milhões de euros em projetos sociais e culturais até ao final de 2017. O montante resulta do protocolo estabelecido com a espanhola Iberdrola, empresa que está a construir três barragens no Alto Tâmega. O projeto hidroelétrico, um dos maiores a nível europeu, está orçado em 1.500 milhões de euros.

Boticas, Chaves, Cabeceiras de Basto, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar são os municípios que beneficiarão do investimento de 50 milhões. Contratação de mão-de-obra local, investimento nas economias locais e incentivo do comércio daquela sub-região são os grandes objetivos do plano estabelecido entre os municípios e a Iberdrola.

Além disso, cada autarquia terá à sua disposição, até ao final deste ano, uma determinado montante para aplicar em infraestruturas que ajudem a alavancar as economias locais.

Em Ribeira de Pena, por exemplo, a aposta será feita construção e reconstrução de áreas de lazer, cultura e saúde, como é o caso o Museu Escola e do Museu do Volfrâmio. O município reforçará, assim, a sua oferta turística.

Em Vila Pouca de Aguiar, o desenvolvimento do Centro Hípico de Pedras Salgadas e a construção de um Parque de Campismo e de uma Aldeia Rural, que constituem importantes polos culturais e reforçam a preservação de espaços verdes, estão em marcha.

Por sua vez, no município de Cabeceiras de Basto, as ações preveem a reabilitação e requalificação do centro urbano da Vila de Cavez, assim como a recuperação e valorização de infraestruturas verdes, como as Praias Fluviais e respetivas Áreas de Lazer.

Já no concelho de Boticas, a Iberdrola participou, entre outros projetos, no reforço dos Meios de Socorro da Proteção Civil e Bombeiros Municipais e melhoramento das infraestruturas, entre 2015 e 2016, através do apadrinhamento de viaturas.

Em Chaves, a aposta é dirigida para as ações de auxílio ao Balneário Pedagógico de Investigação e Desenvolvimento de Práticas Termais de Vidago e na remodelação e beneficiação do Estádio Engenheiro Branco Teixeira.

Já Valpaços irá beneficiar do melhoramento e repavimentação de diversas infraestruturas, com vista a aperfeiçoar as condições de circulação nas zonas de São João de Corveira, Junqueira e Vilarinho do Monte.

Para Montalegre, as ações protocoladas entre a Câmara Municipal e a Iberdrola contemplam intervenções que visam melhorar a rede de drenagem de águas residuais e abastecimento de água à povoação da Vila da Ponte, o que produzirá efeitos significativos nas áreas limítrofes.

Desta forma, as ações protocoladas com as autarquias de cada região, cujo investimento total ascende os 50 milhões de euros, para o período de construção do projeto entre 2014 e 2023, reforçam a presença da Iberdrola como ator chave da atividade económica e do desenvolvimento regional, através da criação de postos de trabalho, que permite dinamizar os serviços locais das localidades abrangidas, criando, assim, efeitos multiplicadores na região.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.