Presidente do PS faz defesa cerrada das IPSS e critica "complexos de esquerda"

| Política
Porto Canal com Lusa

Bragança, 25 mai (Lusa) - O líder parlamentar do PS fez hoje a defesa cerrada do papel das Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS) e criticou "complexos de esquerda", que disse existirem também no seu partido e até entre membros do Governo.

"Estamos aqui também para dizer ao Governo que deve confiar no sistema social de solidariedade desenvolvido pelas IPSS, pelas misericórdias, pelos centros paroquiais e sociais, numa lógica de contratação que deve ser reforçada, tendo sempre presente que não é ao Estado que incumbe qualquer exclusivo ou sequer prioridade na prestação de apoios pelo território nacional", sustentou o líder da bancada socialista e também presidente do PS, Carlos César.

O líder parlamentar socialista falava após visitar a Obra Social Padre Miguel, em Bragança, deslocação integrada no programa do primeiro dia de Jornadas Parlamentares do PS.

Ainda em defesa sobre a utilidade das instituições de solidariedade social, Carlos César referiu-se depois a "um equívoco, a uma espécie de complexo de esquerda, que também passa um pouco pelo PS e às vezes pelo Governo de que as IPSS são instituições em relação às quais deve haver em primeiro lugar reserva e depois um apoio comedido".

"Ora, o que nós queremos provar nestas visitas é que o primeiro gesto em relação a estas instituições é dizer que elas são absolutamente necessárias ao sistema de proteção e de apoio social", salientou o líder da bancada socialista.

PMF // VAM

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.