Quatro concelhos apresentam risco muito elevado de incêndio - IPMA

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 jun (Lusa) -- Quatro concelhos dos distritos de Aveiro, Castelo Branco e Santarém estão hoje sob risco "muito elevado" de incêndio, de acordo com informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

Segundo o IPMA, em "risco muito elevado" de incêndio estão os concelhos de Arouca (Aveiro), Vila de Rei (Castelo Branco) e Sardoal e Mação (Santarém).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores, observados às 13:00, da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Na terça-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 71 fogos que foram combatidos por 909 operacionais, apoiados por 244 veículos.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado por nuvens baixas na faixa costeira ocidental até ao final da manhã e, a partir do final da tarde, aumento temporário de nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior e vento fraco do quadrante oeste, soprando por vezes moderado a partir da tarde no litoral a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas.

Está também prevista neblina ou nevoeiro na faixa costeira ocidental e descida da temperatura máxima, em especial no litoral Norte e Centro.

Na Madeira e nos Açores, prevê-se períodos de céu muito nublado e vento fraco.

Em Lisboa prevê-se uma temperatura máxima de 27 graus Celsius, no Porto e em Ponta Delgada 19, em Faro 23, em Évora e Beja 30, em Castelo Branco 29, no Funchal 21 e em Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo 20.

DD // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados