GNR apreende mais de 6.000 cigarros e quase meia tonelada de folha de tabaco

| Norte
Porto Canal com Lusa

A GNR do Porto apreendeu mais de seis mil cigarros e quase meia tonelada de folha de tabaco, avaliados em cerca de 74.500 euros, por alegado incumprimento de formalidades legais e pagamento de prestações tributárias, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a GNR refere que estas apreensões foram efetuadas na terça-feira, pela Unidade de Ação Fiscal do destacamento do Porto, no âmbito de um inquérito que decorre há cerca de um ano e que visa a investigação de introdução de elevadas quantidades de folhas de tabaco no país, provenientes de Espanha.

Os cigarros e as folhas de tabaco chegavam a Portugal "sem cumprimento de qualquer formalidade legal e pagamento das respetivas prestações tributárias", nos distritos do Porto, de Aveiro, de Viana do Castelo e de Setúbal, sendo que depois "eram vendidos diretamente ao consumidor, após trituração e em alguns casos, já manufaturado", acrescenta a GNR.

No âmbito desta operação, foram constituídas arguidas 13 pessoas e efetuadas 35 buscas (26 domiciliárias e nove não domiciliárias).

Além dos 6.099 cigarros já entubados e dos 413 quilogramas de folha de tabaco, a GNR apreendeu 3.435 euros em dinheiro, cinco armas de fogo, 97 munições de vários calibres, cinco armas brancas, oito veículos, oito telemóveis e um computador, bem como 31 artigos que serviam para a transformação da folha e posterior fabricação dos cigarros.

A GNR estima que a prestação tributária em falta (IVA e Imposto do Tabaco) relativa aos cigarros e à quantidade de folha apreendidos corresponda a 107.469 euros.

A ação contou com o apoio de militares dos destacamentos de Ação Fiscal de Coimbra, Lisboa, Évora, Faro e elementos da Unidade de Intervenção e da PSP do Porto.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.