Funcionários russos falaram sobre como influenciar Trump

Funcionários russos falaram sobre como influenciar Trump
| Mundo
Porto Canal com Lusa

Espiões norte-americanos intercetaram há um ano comunicações em que funcionários russos falavam sobre como usar os assessores do então candidato Donald Trump para influenciar as posições do atual Presidente sobre a Rússia, escreveu hoje o New York Times.

Os funcionários do Kremlin falaram concretamente sobre Paul Manafort, na altura chefe de campanha de Trump, e do general retirado Michael Flynn, que chegou a assessor de segurança nacional da Casa Branca, mas que foi forçado a demitir-se poucas semanas depois de tomar posse.

De acordo com o jornal New York Times, alguns funcionários russos queriam aproveitar a proximidade com Flynn, enquanto outros defenderam usar o ex-presidente ucraniano exilado na Rússia Victor Ianukovitch, que tinha trabalhado em estreita colaboração com Manafort.

Estas conversas fazem parte das provas que os serviços secretos norte-americanos entregaram ao FBI (polícia federal) para abrir uma investigação sobre a possível ingerência russa nas eleições presidenciais de 2016, incluindo dos possíveis contactos com a campanha de Trump.

Tanto Flynn como Manafort negaram contactos com o Kremlin e as conversas a que o New York Times faz referência não esclarecem se os russos tentaram utilizar aqueles dois responsáveis.

"Se alguma vez houve alguma intenção por parte dos russos de me influenciar, eu não sabia, e teriam falhado", disse em comunicado Manafort.

Na terça-feira, o ex-diretor da CIA John Brennan disse perante o Congresso que o Kremlin "contatou e interagiu" com a equipa de campanha de Trump, embora sem confirmar que foram coordenados esforços para minar as aspirações da candidata democrata à presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton.

Numa audiência pública, perante a comissão dos serviços secretos da Câmara Baixa, Brennan, que dirigiu a Agência Central de Inteligência (CIA) entre 2013 e janeiro passado, garantiu que a Rússia interferiu "descaradamente" nas presidenciais, com o objetivo claro de "prejudicar" a democrata Clinton e favorecer o atual Presidente.

Tanto o FBI como o Congresso estão a investigar há meses a alegada interferência russa nas eleições e os contactos dos assessores de Trump com funcionários do Kremlin.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.