Ministro das Finanças quer mercanismo europeu para o crédito malparado

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 25 mai (Lusa) - O ministro das Finanças afirmou hoje que a economia europeia tem tudo para ser bem-sucedida e defendeu a conclusão da União Bancária, o Fundo Europeu de Garantia de Depósitos e soluções para o crédito malparado.

Num artigo de opinião publicado no jornal Público, intitulado "Um ponto de viragem para Portugal: construir o futuro com base na confiança, Mário Centeno afirmou: "Sabemos onde atuar, devemos completar a União Bancária, o Fundo Europeu de Garantia e depósitos e encontrar soluções adequadas e estruturais para o crédito malparado".

"Devemos definir políticas que promovam o crescimento e a convergência na Europa, como um mecanismo de apoio europeu face ao desemprego que permita a afetação de recursos financeiros de acordo com o ciclo económico e tendo sempre em vista a convergência. Partilharemos sucessos e riscos de forma equilibrada, partilhando benefícios e responsabilidades", adiantou.

Na sequência da saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo, o ministro afirmou que "os portugueses e toda a Europa devem orgulhar-se pelo que foi conquistado em Portugal após um período difícil de ajustamento".

O governante começou por dizer que "a saída de Portugal do Procedimento por défice excessivo é um passo decisivo para um futuro mais próspero. Para um futuro em que o crescimento económico e a criação de emprego tragam mais justiça social".

"Este momento marca, pois, um rumo que exigirá empenho e rigor e produzirá resultados", acrescentou.

O ministro referiu que "Portugal apresenta uma situação orçamental equilibrada e sustentável, num contexto de crescimento económico que assegura uma redução continuada da dívida publica em percentagem do PIB [Produto Interno Bruto] e agora em diante".

Mário Centeno lembrou que Portugal "faz parte de uma das maiores aéreas económicas e mundiais" e que a "área do euro está a recuperar dolorosamente da recessão devido à falta de investimento e de procura".

SB // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.