Japão com "forte mensagem" contra desafios da Coreia do Norte na cimeira do G7

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Tóquio, 25 mai (Lusa) -- O primeiro-ministro japonês partiu hoje para Itália para assistir à cimeira dos sete países mais ricos do mundo (G7), durante a qual vai responder com uma "forte mensagem" aos desafios da Coreia do Norte.

Shinzo Abe estará em Taormina, na Sicília, onde vai decorrer na sexta-feira e no sábado, a cimeira do G7 (Itália, Japão, Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha e Reino Unido).

O líder conservador nipónico quer que os desenvolvimentos do programa nuclear e de armamento da Coreia do Norte sejam um dos pontos centrais da agenda da cimeira, declarou antes de viajar para Itália.

Na quarta-feira, o ministro porta-voz do Executivo, Yoshihide Suga, afirmou que Abe vai manter uma posição "firme e clara" para "lançar uma forte mensagem comum" perante os desafios que representam a Coreia do Norte e o terrorismo internacional.

O Japão, que acolheu no ano passado a cimeira do G7 em Ise-Shima (centro do país), também vai defender na vertente económica da reunião um comércio internacional baseado em regras "livres e abertas", acrescentou Suga.

FV // EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.