Mourinho diz que "trocava" troféu pela vida das vítimas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Estocolmo, 25 mai (Lusa) -- O treinador português José Mourinho, que conquistou a Liga Europa de futebol pelo Manchester United, que venceu o Ajax (2-0), disse que, se fosse possível, trocava o troféu pela vida das vítimas do atentado de segunda-feira em Manchester.

"Se pudéssemos trocar as vidas das vítimas por esta taça, fá-lo-íamos imediatamente, sem pensar duas vezes", atirou o português, de 54 anos, na conferência de imprensa após o jogo.

Vinte e duas pessoas morreram, além do atacante, e 64 ficaram feridas, 20 em estado crítico, num atentado suicida após um concerto da atriz Ariana Grande, na noite de segunda-feira, ato reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico.

O técnico reforçou, contudo, a necessidade do mundo "continuar", salientando que a equipa "apenas fez o seu trabalho" e que "talvez" tenha feito a cidade mais feliz.

Para o português, este é "o título mais importante, porque é o mais recente", embora tenha explicado que "a Liga dos Campeões é maior que a Liga Europa".

O Manchester United conquistou quarta-feira a edição 2016/17 da Liga Europa em futebol, ao vencer os holandeses do Ajax por 2-0, na final de Estocolmo.

O francês Paul Pogba, aos 18 minutos, e o arménio Henrikh Mkhitaryan, aos 48, apontaram os tentos dos 'red devils', que conquistaram o terceiro troféu da temporada, depois da Supertaça e da Taça da Liga inglesa.

O United arrebatou o troféu que faltava no seu currículo, enquanto o técnico luso passou a somar 25 títulos, quatro deles europeus, pois já contava duas edições da Liga dos Campeões (2003/04 e 2009/10) e uma da Taça UEFA (2002/03).

Mourinho tornou-se ainda no primeiro treinador a vencer por duas vezes a Liga Europa (antiga Taça UEFA) e a Liga dos Campeões.

SIYF (PFO) // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.