Polícia Marítima interceta arrastão em pesca ilegal e apreende 3 toneladas de pescado

| País
Porto Canal / Agências

Aveiro, 04 dez (Lusa) - A Polícia Marítima interceptou hoje, de madrugada, um arrastão que estava a utilizar um dispositivo ilegal para reduzir a malha da rede de pesca, tendo sido apreendidas três toneladas de pescado, informou a Capitania do Porto de Aveiro.

A embarcação de nacionalidade portuguesa encontrava-se na faina de pesca a cerca de 10 milhas de costa a norte da praia de Mira, quando foi intercetada pela Polícia Marítima, durante uma operação policial dirigida à pesca do arrasto.

"A bordo, após a equipa de fiscalização da Polícia Marítima de Aveiro ter verificado que no interior do saco da rede de arrasto se encontrava um dispositivo para reduzir a malhagem, foi de imediato ordenado ao mestre da embarcação a interrupção da faina de pesca e o regresso ao porto de Aveiro", refere a Capitania em comunicado.

Na mesma nota, a Capitania do Porto de Aveiro realça que a prática deste tipo de pesca com recurso a dispositivos ilegais para obstrução e redução da malhagem dos sacos das redes, "é altamente depredadora, constituindo uma prática dilapidatária da conservação e gestão dos recursos vivos marinhos".

Segundo o comunicado, os infratores vão ser sujeitos a um processo de contra-ordenação, incorrendo numa coima que poderá ir de 598 a 37.400 euros.

O pescado fresco que foi apreendido será vendido em lota e o produto da venda reverterá a favor do Estado.

JYDN // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".