Sintra prepara estacionamento e empresa municipal para gerir transportes elétricos na vila

| País
Porto Canal com Lusa

Sintra, Lisboa, 24 mai (Lusa) -- A Câmara de Sintra projeta criar um novo parque de estacionamento junto ao interface da Portela e investir na construção de um silo automóvel, que servirá para transportar visitantes até ao centro histórico em veículos elétricos, anunciou fonte municipal.

"Estamos a passar um dos piores momentos, porque temos a estrada de São Pedro fechada e grande parte dos veículos, nomeadamente os autocarros de turismo, que cada vez são mais, vêm todos pela Estefânea", disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia, Basílio Horta (PS).

O autarca, perante os constantes congestionamentos de trânsito no acesso à vila, principalmente ao fim de semana, reconheceu que o aumento de turistas "cria um problema", que a câmara tem de procurar resolver.

No início de junho será reaberto o acesso ao centro histórico através de São Pedro de Penaferrim - prosseguindo a remodelação das redes de saneamento básico noutras ruas, para desespero de comerciantes -, que será "um grande alívio para a vila, mas não chega", reconheceu.

"Estamos a pensar abrir um parque de estacionamento no interface da Portela. Vai ser para 550 carros, num terreno que arrendámos por 60.000 euros por ano", adiantou Basílio Horta.

O espaço, do lado oposto ao interface rodoferroviário, com cerca de 8.600 metros quadrados (m2), deverá ser terraplenado pela câmara, revestido de 'tout-venant' (saibro), terá uma entrada e uma saída, com utilização inicial gratuita, prevendo-se que as obras tenham início "nos próximos meses".

Mais tarde, o parque será requalificado e explorado pela Empresa Municipal de Estacionamento de Sintra (EMES), que passará a cobrar pela sua utilização.

A autarquia quer avançar também com a construção de um silo automóvel, junto ao edifício do Departamento de Urbanismo, na Portela, apontando-se que "seja posto em concurso público internacional até ao fim do ano".

O estudo prévio do projeto do silo auto, que venceu um concurso de ideias em 2016, prevê a construção de um edifício de quatro pisos, procurando o "enquadramento e integração urbanística" e a "oferta de novos espaços qualificados para estacionamento, comércio, estadia e lazer".

Aproveitando o desnível junto à Avenida Movimento das Forças Armadas, o projeto contempla três pisos acima do solo e um subterrâneo, com esplanada e zonas verdes no piso superior e dois passadiços de ligação à Estefânea, incluindo a reposição da passagem sobre a linha ferroviária.

O estudo de viabilidade económica do projeto fez depender a sua concretização da urbanização da envolvente, mas Basílio Horta defendeu que, em vez de mais construções, seja "a câmara a fazer o silo", apesar do investimento "entre 12 e 15 milhões de euros".

"No silo, para mais de 700 carros, estão previstos 1.000 m2 de área comercial. A ideia é dar em concessão a área comercial e com a receita ajudar a rentabilizar o estacionamento", revelou.

No plano está ainda a intenção de "transformar o edifício do Urbanismo num hotel, inserido numa recuperação global daquela zona", acrescentou o autarca, que vai convidar "os autores do projeto" para adaptarem a proposta à nova realidade económica.

A construção do silo permitirá à autarquia propor à empresa Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML), que gere os monumentos e jardins históricos da Paisagem Cultural, classificada pela UNESCO, "a criação de uma sociedade, a MobiESintra", avançou.

A nova empresa deverá gerir "uma 'pool' de veículos elétricos, para transportar os visitantes entre o silo e o centro da vila, para retirar o trânsito automóvel do centro histórico", permitindo acesso a moradores e utentes de hotéis e da restauração.

A criação da MobiESintra com a PSML, sociedade de que o município também é acionista, pode ser "uma resposta" para condicionar o trânsito na vila velha e antecipar algumas soluções a concretizar no futuro plano de mobilidade, em elaboração.

LYFS // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.