China anuncia encerramento de mina de carvão submarina face ao aumento da produção

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pequim, 24 mai (Lusa) - A China vai encerrar a sua única mina de carvão submarina, numa altura em que Pequim tenta travar o aumento do uso daquele combustível fóssil e aumentar o consumo de energia limpa.

Situada na província de Shandong, nordeste da China, a mina de Beizao será encerrada em outubro. Os seus 1.580 trabalhadores serão transferidos para outros empregos, segundo o jornal oficial Global Times.

A China é o maior produtor de carvão do mundo. A poluição gerada por aquele combustível afeta regularmente as principais cidades do país.

Em 2016, o Governo anunciou planos para encerrar 1.000 minas, mas dados oficiais indicam que a produção de carvão registou uma subida homóloga de 9,9%, entre janeiro e abril deste ano, para 1,1 mil milhões de toneladas.

JOYP //ISG

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.