Agência de notação Moody's baixa 'rating' da dívida chinesa a longo prazo

| Economia
Porto Canal com Lusa

Pequim, 24 mai (Lusa) - A agência de notação financeira Moody's baixou hoje a classificação da dívida chinesa a longo prazo, face às expetativas de que a saúde financeira da segunda economia mundial se ressinta nos próximos anos, enquanto a dívida aumenta.

Em comunicado, a Moody's anunciou a redução da nota atribuída à dívida pública da China de "Aa3" para "A1", prevendo que as autoridades aprovem mais estímulos económicos.

A importância que Pequim atribui à manutenção de um forte crescimento económico vai traduzir-se em maiores estímulos, o que contribuirá para o aumento da dívida, indica a agência.

As reformas lançadas pelo Governo chinês, que "poderão transformar o sistema económico e financeiro", não prevenirão um aumento da dívida e "passivos contingentes".

A decisão da Moody's ocorre num período de abrandamento da economia chinesa, que passou de ritmos de crescimento de dois dígitos, nas últimas décadas, para 6,7%, em 2016.

Apesar de a agência esperar que o PIB chinês continue a crescer, assegura que o crescimento abrandará nos próximos anos.

"Pelo menos a curto prazo, com uma política monetária limitada pelo risco de provocar uma nova saída de capitais, o peso de apoiar o crescimento recairá sobretudo na política fiscal, com o aumento de gastos por parte das entidades governamentais ou relacionadas com o Governo", nota.

A agência mudou, no entanto, a perspetiva da dívida chinesa de "negativa" para "estável", já que no nível "A1" os "riscos são equilibrados", destacando os mecanismos do país para atacar a instabilidade financeira.

Em março passado, a Moody's baixou a perspetiva da dívida chinesa para "negativa", devido á incerteza sobre a capacidade das autoridades para executar reformas económicas.

JOYP //ISG

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.