Trump felicitou Duterte pelo seu "incrível trabalho" para combater as drogas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 24 mai (Lusa) -- O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, felicitou em abril o seu homólogo filipino, Rodrigo Duterte, pelo seu "incrível trabalho" na luta contra as drogas, que causou mais de 7.000 mortos desde junho de 2016.

O diário The Washington Post revelou hoje o conteúdo de uma conversa telefónica entre Trump e Duterte, que teve lugar a 29 de abril.

Segundo a transcrição da conversa entre os dois líderes, elaborada a 02 de maio, e à qual o diário teve acesso, Trump iniciou a chamada dizendo: "Só queria felicitá-lo porque tomei conhecimento do seu incrível trabalho com o problema das drogas. Muitos países têm esse problema, nós temos esse problema, mas você está a fazer um trabalho genial. Só queria telefonar-lhe para lhe dizer isso".

De seguida, Duterte agradece as palavras de Trump e explica: "as drogas são o flagelo do meu país e tive de fazer algo para preservar a nação filipina".

Na resposta, Trump afirma que entende "completamente" a posição de Duterte, apesar de um dos seus antecessores não "ter entendido isso", em referência às críticas do ex-presidente Barack Obama à "guerra contra as drogas" iniciada nas Filipinas desde a tomada de posse de Duterte, em junho de 2016, e que provocou milhares de mortos nesse país.

Organizações de direitos humanos afirmam que pelo menos 7.000 alegados toxicodependentes e narcotraficantes foram assassinados, com a participação ou anuência das forças de segurança, desde meados do ano passado, quando se começou a aplicar a estratégia da luta contra as drogas lançada por Duterte.

A transcrição da Casa Branca sobre a chamada entre Trump e Duterte não inclui muitos detalhes e limita-se a informar que os dois líderes "falaram sobre o facto de que o Governo filipino estar a levar a cabo um grande combate para livrar o seu país das drogas, um flagelo que afeta muitos países em todo o mundo".

Segundo a Casa Branca, durante a chamada, Trump convidou Duterte a visitar Washington e ambos conversaram sobre a reunião que os líderes dos Estados Unidos e da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) vão ter, em novembro, nas Filipinas.

Os Estados Unidos e as Filipinas são aliados históricos, mas as suas relações têm-se degradado desde que Duterte foi eleito novo Presidente em maio de 2016.

O Presidente das Filipinas decidiu romper com os Estados Unidos e procurar novas opções, primeiro na China, de onde anunciou em outubro a "separação" económica dos EUA, e esta semana na Rússia, onde reuniu com Vladimir Putin para assinar um acordo de cooperação militar.

FV //ISG

Lusa/ fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.