Austrália mantém nível de alerta terrorista em provável

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Sydney, Austrália, 24 mai (Lusa) -- A Austrália vai manter o nível de alerta terrorista em provável, mas vai rever a segurança em locais de concentração de grandes massas após o atentado em Manchester, no norte de Inglaterra, anunciou hoje o Governo.

A decisão foi tomada na reunião na noite passada da comissão de segurança nacional australiana, na qual participaram, além do primeiro-ministro, Malcolm Turnbull, e de parte do seu gabinete, membros da polícia federal, os serviços de informações e as forças armadas.

"A recomendação, e [de acordo com] o conversado recentemente (...) com o diretor geral de segurança e o meu coordenador antiterrorista, é que a ameaça terrorista se mantém em provável", afirmou Turnbull à emissora ABC.

As autoridades australianas trabalham com as das Nova Zelândia na coordenação policial, dos serviços secretos e operadores de instalações para reforçar a segurança em vários eventos, incluindo festivais e jogos de râguebi.

A segurança nestes locais está "sob constante avaliação e haverá um aumento da presença da polícia neste tipo de eventos", disse o primeiro-ministro.

Em setembro de 2014, a Austrália elevou o alerta terrorista para alto e aprovou uma série de leis antiterroristas para evitar atentados em território australiano.

Desde então, o país sofreu quatro ações violentas e desmantelou 12 planos para cometer atentados.

FV // EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.