Vítor Paneira diz que final da Taça vai ser bem diferente do último jogo na Luz

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 23 mai (Lusa) -- O antigo futebolista Vítor Paneira, que jogou seis épocas no Benfica e quatro no Vitória de Guimarães, acredita que a final da Taça no domingo vai ser "bem diferente" do que o último jogo entre ambos no campeonato.

"O Vitória foi 'atropelado' pelo Benfica no estádio da Luz para o campeonato, perdeu 5-0, mas podia ter sido por mais. Apanhou o melhor Benfica da época. Mas, agora, será diferente, a equipa vai ter duas semanas para preparar a final e está totalmente focada nesse jogo no Jamor", disse hoje Vítor Paneira, convidado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para a apresentação da final aos órgãos de comunicação social.

Questionado pelos jornalistas sobre os jogadores que poderão fazer pender o 'prato da balança' para um dos lados, Paneira deu uma resposta direta: "No Vitória, diria o Hernâni, que é um jogador muito forte nas transições ofensivas, um dos pontos fortes da equipa. No Benfica, claramente o Jonas, e o Pizzi, se estiver num dia bom. O Benfica é uma equipa terrível".

O 'coração' de Paneira 'bate' pelos dois emblemas, razão pela qual, aconteça o que acontecer no domingo, não sairá triste do Jamor: "Estive 11 anos ao serviço dos dois clubes, o meu coração divide-se, mas ficarei feliz se o Benfica vencer, se for o Vitória também".

"Apelo a um convívio são entre os adeptos dos dois clubes, que levem as famílias, que façam da Taça aquilo que ela é: uma festa, em que todos se divirtam. O futebol português precisa de acalmia e de paz", prosseguiu.

Vítor Paneira conquistou a Taça de Portugal na época de 1992/93, pelo Benfica, ao bater na final o Boavista por 5-2, e recorda esse feito: "O Benfica tinha perdido o campeonato para o FC Porto, mas tinha um 'dream team', com grandes jogadores como João Pinto, Rui Costa, Paulo Futre, entre outros".

"Fizemos uma exibição extraordinária nessa final e não demos hipótese alguma ao Boavista, que tinha uma excelente equipa na época. Na altura, pairou a dúvida se seria possível manter aquele plantel, mas o período confuso que se vivia no Benfica a nível diretivo acabou por fazer com que saíssem alguns dos melhores jogadores", recordou.

Por sua vez o vice-presidente da FPF Hermínio Loureiro congratulou-se com as alterações regulamentares que permitiram a participação de 77,4 por cento de equipas não profissionais na prova deste ano, sendo que 25 por cento das que atingiram a quinta eliminatória competiam no campeonato de Portugal, terceiro escalão do futebol português.

Segundo o dirigente, a alteração dos regulamentos permitiu mais jogos em casa das equipas não profissionais, o que significou um aumento de 30 por cento desde que, em boa hora, essa alteração foi introduzida, mais equilíbrio e mais diversidade territorial.

Hermínio Loureiro salientou, ainda, a nível financeiro, o reforço de um milhão de euros em prémios, que significaram uma ajuda importante aos clubes mais pequenos, o que fez aumentar o 'bolo' para 4,5 milhões de euros que a FPF aplicou na Taça de Portugal da época corrente.

"Dessa verba de 4,5 milhões de euros, cerca de 40 por cento foi distribuída por clubes não profissionais, o que teve um impacto enorme", destacou o vice-presidente da FPF, lembrando que até à época 2012/13, do montante total aplicado na Taça de Portugal, "só 14 por cento revertia para os clubes não profissionais".

Carlos Lucas, outro vice-presidente federativo, prestou algumas informações úteis sobre a organização da final da Taça, marcada para domingo, no Estádio Nacional, cujas portas serão abertas duas horas e meia antes do início da partida, aconselhando que os adeptos cheguem cedo ao estádio para poderem assistir à cerimónia de abertura, que incluirá várias coreografias e a participação da Força Aérea portuguesa.

Carlos Lucas não quis "levantar o véu" sobre o programa que está preparado para a cerimónia de abertura, mas revelou que a mesma incluirá uma homenagem à Força Aérea Portuguesa e a participação desta na festa que obrigará os espetadores a estarem de "olhos no céu e junto ao relvado".

JEC // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".