Costa adverte que margem orçamental de Portugal continuará "estreita" na Europa

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 23 mai (Lusa) - O primeiro-ministro advertiu hoje que será "estreita" a margem que Portugal ganhará após a esperada saída do Processo por Défice Excessivo, adiantando que apenas se aplicará a 2018 e que o país tem de avançar "com segurança".

Estas palavras proferidas por António Costa em resposta a perguntas formuladas pelo vice-presidente e porta-voz dos socialistas João Galamba no debate quinzenal na Assembleia da República.

"A margem que nós agora ganhámos é uma margem estreita e que dependem ainda de um conjunto de fatores estatísticos que só em 2018 poderemos beneficiar. Só poderemos beneficiar relativamente às reformas estruturais quando reduzirmos a nossa distância relativamente ao objetivo de médio prazo - e para o ano está previsto que isso aconteça", especificou o líder do executivo.

No seu discurso, de resto, António Costa colocou uma série de notas de prudência, procurando vincar que Portugal "tem de avançar com segurança" para que esteja mais bem preparado para responder a uma eventual nova conjuntura externa muito adversa, de crise financeira mundial, numa alusão ao que aconteceu ao país em 2008.

Em relação à esperada saída do Procedimento por Défice Excessivo, o primeiro-ministro disse que Portugal só poderá beneficiar de flexibilidade em matéria de investimento "quando o país não esteja a crescer acima do potencial de crescimento".

"Ora, essas condições não estão ainda inteiramente verificadas, mas temos de ter a determinação para as alcançar e, sobretudo, uma boa seletividade face ao modo como as alcançar", declarou.

Em relação às áreas prioritárias de aposta do Governo em matéria de investimento, o primeiro-ministro apontou os pilares do Programa Nacional de Reformas: Qualificação, capitalização de empresas, combate às desigualdades e à pobreza, valorização do território, inovação e modernização da administração pública.

PMF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".