ANMP apela a municípios para que colaborem com calendário escolar apresentado pelo Governo

| Política
Porto Canal com Lusa

Seixal, Setúbal, 23 mai (Lusa) - A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) sublinhou hoje a importância da harmonização do calendário escolar do pré-escolar com o do 1.º ciclo e apelou às autarquias para que cooperem com a solução proposta pelo Governo.

"A harmonização do calendário escolar é uma matéria importante", afirmou o presidente da ANMP, Manuel Machado, em declarações à agência Lusa, após a reunião de hoje do conselho diretivo da associação, realizada no Seixal.

De acordo com a proposta do Ministério da Educação de calendário escolar para o ano letivo 2017/2018, a que a Lusa teve hoje acesso, as atividades educativas do pré-escolar vão terminar a 22 de junho de 2018, à semelhança do 1.º ciclo, e não a 30 de junho, uma semana mais tarde, como se verifica este ano.

"É a primeira vez há bastantes anos que o calendário é apresentado à ANMP com tempo para ponderarmos. Existem aspetos positivos no projeto e temos consciência que alguns encargos acrescidos vão resultar da estratégia para o próximo ano", acrescentou o presidente da ANMP.

O responsável disse ainda que a ANMP vai apelar aos associados para cooperaram na solução apresentada pelo Governo, uma vez que foi dada a garantia de que o Ministério da Educação "acompanhará na reciprocidade correspondente os encargos que venham a ser necessários suportar".

Manuel Machado referia-se aos encargos que os municípios possam vir a ter pelo facto de o pré-escolar terminar as atividades mais cedo, em uma semana, tendo as autarquias de assegurar atividades de animação e de apoio à família até ao final do mês de junho.

"A harmonização é importante, é importante que se organize com tempo o calendário escolar e estamos em plena convergência de entendimento com aquilo que nos foi proposto pelo Ministério. É um passo positivo tratar as coisas de forma séria e atempadamente", sublinhou.

AYL/MLS // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.