Ataque a jovens compromete futuro das sociedades europeias - Marcelo

| Política
Porto Canal com Lusa

Luxemburgo, 23 mai (Lusa) - O Presidente da República considerou hoje que "qualquer atentado é condenável", mas sendo contra jovens, como o que aconteceu na segunda-feira em Manchester, no Reino Unido, "compromete o futuro das sociedades europeias".

Em declarações aos jornalistas no primeiro dia da sua visita de Estado ao Luxemburgo, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que "os atentados desta natureza preocupam sempre por serem uma violação da Constituição e da lei, são a violação da ética e da moral daquilo que é essencial no comportamento de sociedade democráticas e livres".

No entanto, tratando-se de um ataque que visou jovens, o Presidente considerou que "atinge de forma especial aquilo que é mais o futuro das sociedades europeias nas quais se inclui o Reino Unido".

Marcelo Rebelo de Sousa enviou uma mensagem de condolências à rainha de Inglaterra, Isabel II, em que manifestou a sua solidariedade "em nome do povo português, em particular para com as famílias das vítimas" e condenou o "bárbaro atentado".

Na mensagem, o Presidente português, que se encontra numa visita ao Luxemburgo, sublinhou a importância de uma "Europa unida no combate ao terrorismo e à defesa constante e permanente dos valores da democracia, da promoção da paz e do respeito pelos direitos humanos".

Pelo menos 22 pessoas morreram e 59 ficaram feridas numa explosão na Arena de Manchester, no norte da Inglaterra, na segunda-feira, no final de um concerto da cantora Ariana Grande, segundo o balanço mais recente da polícia.

O comandante da polícia de Manchester, Ion Hopkins, disse que as autoridades suspeitam que o responsável foi um homem apenas, que morreu na explosão e que "transportava um engenho explosivo improvisado, que detonou, causando esta atrocidade".

As autoridades britânicas estão a tratar este caso como um "incidente de terrorismo".

VM // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"O interesse nacional é uma legislatura de quatro anos" garante Aguiar-Branco

O presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco, propôs-se esta quarta-feira ser um "gerador de consensos" para dar resposta aos problemas e anseios dos portugueses e levar a legislatura até ao fim.

Montenegro apresenta Governo ao Presidente da República esta quinta-feira

Luís Montenegro, primeiro-ministro indigitado, vai apresentar a composição do novo Executivo ao Presidente da República, esta quinta-feira à tarde.

Programa do governo será debatido no dia 11 e 12 de abril

A Assembleia da República vai debater o programa do XXIV Governo Constitucional a 11 e 12 de abril, documento que será entregue no dia 10, foi esta quita-feira anunciado pelo presidente do parlamento.