Secretária de Estado do Tesouro reitera que Portugal vai aos mercados em 2014 com dívida de médio e longo prazo

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 dez (Lusa) - A secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco, reiterou hoje a determinação em Portugal ir aos mercados em 2014 para emitir dívida de médio e longo prazo, destacando a importância da troca de dívida de terça-feira.

"Portugal estará no mercado a partir de 2014 com emissões regulares de dívida de médio e longo prazo. A operação de ontem [terça-feira] tratou-se de um marco importante e renovou o interesse que existe tanto da parte de investidores portugueses como da parte de investidores internacionais", disse a governante no parlamento, num debate de atualidade sobre a dívida pública pedido pelo PCP.

O governo, sublinhou Isabel Castelo Branco, irá "nos próximos tempos" trabalhar "ativamente" nesse sentido.

A operação de troca de dívida pública de terça-feira, acrescentou ainda a governante, "não configura uma restruturação dos pagamentos devidos pelo Estado português", foi antes "uma operação sujeita às regras da oferta e procura de mercado".

Na operação conduzida na terça-feira, a Agência para a Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP recomprou 837 milhões de euros da linha de obrigações que vencia em junho do próximo ano e 1,64 mil milhões de euros da dívida que vencia em outubro do próximo ano, num total de cerca de 2,5 mil milhões de euros.

Da linha de obrigações que vencia em outubro de 2015, foram recomprados 4,16 mil milhões de euros.

Em troca, o Governo colocou 2,68 mil milhões de euros na linha de obrigações que vence em outubro de 2017, e mais 3,97 mil milhões de euros na linha que vence em junho de 2018.

PPF (NM) // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Parlamento discute propostas de alteração ao IRS

O parlamento discute esta quarta-feira a proposta do Governo que altera as taxas do IRS com todos os partidos a apresentarem alternativas, sendo incerto o desfecho das votações, tendo em conta o equilíbrio de forças na Assembleia da República.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.