Turbulência política no Brasil atrasa reformas e prejudica o 'rating'

| Economia
Porto Canal com Lusa

Nova Iorque, 23 mai (Lusa) - A divulgação de escutas telefónicas do Presidente do Brasil é negativa do ponto de vista da análise da qualidade do crédito mesmo que não resulte na destituição de Temer, considera a agência de notação financeira Moody's.

"Apesar de não serem claras as implicações para Michel Temer, as consequências políticas das alegações é negativa do ponto de vista do crédito soberano porque vai provavelmente atrasar o fôlego das reformas", dizem os analistas numa nota de análise.

No documento, afirma-se também que "se o escândalo político continuar por resolver, o crescimento económico arrisca-se a ser prejudicado".

O escândalo de corrupção, investigada pela operação judicial Lava Jato, alargou-se a 18 de maio ao Presidente brasileiro com a abertura de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF).

Em causa está uma gravação de uma conversa entre o empresário Joesley Batista, da empresa JBS, e Temer sobre o alegado pagamento de uma verba ao ex-deputado Eduardo Cunha, que foi presidente do Congresso (parlamento) e principal aliado de Temer no afastamento de Dilma Rousseff da Presidência.

Nessa conversa, de acordo com os áudios divulgados, o Presidente terá recomendado ao empresário manter o pagamento de uma verba regular a Eduardo Cunha, acusado de vários crimes de corrupção.

"Não é claro como serão resolvidas as acusações, nem se isso vai envolver outra transição política" no Brasil, dizem os analistas da Moody's, vincando que "mesmo que o Presidente se mantenha no cargo, o escândalo pode minar a qualidade do crédito do Brasil uma vez que o recente momento económico positivo pode ser parado ou revertido".

A Moody's teme que o caso "possa dispersar o foco de fazer avançar as reformas, que são críticas para melhorar a força orçamental do Brasil".

Para além disso, salientam os analistas, "a turbulência política e as suas implicações em termos de políticas vão pesar na confiança dos investidores, revertendo a recente recuperação económica do Brasil", que melhoraram significativamente deste que Temer chegou à Presidência.

MBA/CYR) // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.