Câmara Municipal do Sabugal projeta Museu Português da Migração

| País
Porto Canal com Lusa

Sabugal, Guarda, 23 mai (Lusa) - A cidade do Sabugal, no distrito da Guarda, vai acolher o Museu Português da Migração, que está a ser criado pela Câmara Municipal local com a colaboração da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, foi hoje anunciado.

O Município do Sabugal, presidido por António Robalo, refere em nota hoje enviada à agência Lusa que o futuro museu será "um lugar de interpretação dos processos migratórios".

"O conceito, inicialmente explorado como Etnocentro - Fronteira de Memórias, tem vindo a ser desenvolvido nos últimos meses com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, a quem foi apresentado em novembro de 2016, e evoluiu para um lugar de interpretação dos processos migratórios que se desenvolverá de forma dinâmica entre o Local e o Global: um museu no Sabugal sobre Portugal no mundo - o Museu Português da Migração (MPM)", explica a autarquia.

Segundo a fonte, o MPM "abordará a temática da migração centrada nas diversas motivações dos migrantes (económicas, profissionais, sociais, políticas), das suas diversas escalas (desde os movimentos internos aos movimentos pelo mundo) e dos processos de integração (a partilha de culturas/multiculturalidade e as novas formas de comunicação como facilitadoras dos fenómenos migratórios)".

De acordo com a autarquia, considerando a dinâmica global do museu, "serão abordadas temáticas complementares mais específicas do território de fronteira" onde o equipamento será inserido.

No projeto haverá um espaço dedicado às fronteiras e o caso particular das relações transfronteiriças entre Portugal e Espanha onde a temática do contrabando "terá particular destaque", bem como "temáticas de importância mundial que marcam a atualidade".

"A crise dos refugiados na Europa e no mundo será uma marca importante deste museu", é também indicado pela autarquia do Sabugal, cujo território se localiza junto da fronteira com Espanha, no distrito da Guarda.

O município do Sabugal anuncia ainda que o seu presidente terá esta semana "mais uma reunião com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas sobre o desenvolvimento do projeto do MPM, cujo local foi já escolhido".

ASR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.