Autores destes ataques cobardes subestimam a nossa resiliência - Juncker

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 23 mai (Lusa) -- O presidente da Comissão Europeia afirmou-se hoje profundamente chocado com o atentado em Manchester e comentou que os autores destes "ataques cobardes" subestimam a resiliência de britânicos e europeus, que continuarão a lutar "lado a lado" contra o terrorismo.

"Hoje estamos de luto convosco. Amanhã trabalharemos lado a lado convosco para combater aqueles que tentam destruir o nosso modo de vida. Eles subestimam a nossa e a vossa resiliência: estes ataques cobardes apenas fortalecerão o nosso compromisso em trabalhar juntos para derrotar os autores de atos tão desprezíveis", afirmou Jean-Claude Juncker, numa mensagem de condolências à primeira-ministra Theresa May divulgada em Bruxelas.

O presidente do executivo comunitário afirma que sente o coração despedaçado "ao pensar que, uma vez mais, o terrorismo procurou introduzir o medo onde deveria haver alegria, semear divisão onde jovens e famílias deverão estar juntas em celebração".

De acordo com os mais recentes dados da polícia, a explosão de segunda-feira à noite na Arena de Manchester provocou 22 mortos e mais de meia centena de feridos.

Num balanço sobre a investigação feito hoje de manhã, o comandante da polícia de Manchester, Ian Hopkins, adiantou que a polícia acredita que o responsável pela explosão foi um homem apenas, que transportava um engenho explosivo improvisado, que detonou.

A polícia acredita que o autor do ataque terá morrido na explosão, tratando-se possivelmente de um ataque suicida.

Este ataque ocorreu na segunda-feira à noite no pavilhão Arena de Manchester, onde decorria um concerto de Ariana Grande, indicou a polícia.

Em comunicado, o serviço de ambulâncias da região noroeste de Inglaterra informou ter transportado 59 feridos para hospitais de Manchester.

ACC (SO/BM) // SB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.