Emmanuel Macron transmite "consternação" a Theresa May

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Paris, 23 mai (Lusa) -- O presidente francês, Emmanuel Macron, expressou "consternação" num contacto telefónico com a primeira-ministra, britânica Theresa May, na sequência do ataque que fez 22 mortos em Manchester, na segunda-feira à noite.

"Foi com choque e consternação que o presidente da República, Emmanuel Macron, recebeu a notícia do atentado mortal, ontem [segunda-feira] à noite, no Arena de Manchester", indica um comunicado do gabinete do chefe de Estado francês sobre o contacto com Theresa May.

"[O presidente] dirige ao povo britânico toda a ajuda da França", refere o mesmo comunicado.

"O presidente da República e o governo de Paris vão continuar, em conjunto com as forças britânicas, o combate contra o terrorismo", acrescenta a nota do Eliseu.

O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe também condenou "o terrorismo" que visou "especificamente" jovens que se encontravam no concerto de Manchester.

A polícia britânica atualizou para 22 o número de mortes da explosão na Arena de Manchester e o comandante da polícia de Manchester, no Reino Unido, acrescentou que 59 feridos estão a ser tratados em oito hospitais da região.

Num balanço sobre a investigação feito hoje de manhã, Ian Hopkins adiantou que a polícia acredita que o responsável pela explosão foi um homem que transportava um engenho explosivo de fabrico artesanal.

A polícia acredita que o autor do ataque terá morrido na explosão, tratando-se possivelmente de um ataque suicida.

Este ataque ocorreu na segunda-feira à noite no pavilhão Arena de Manchester, onde decorria um concerto de Ariana Grande.

PSP (SO) // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial