Níveis muito elevados de exposição à radiação UV em praticamente todo o país

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 23 mai (Lusa) -- Portugal continental, o arquipélago da Madeira e duas ilhas dos Açores apresentam hoje um risco 'Muito Elevado' de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, as ilhas dos Açores com risco 'Muito Elevado' São as das Flores e Faial. S. Miguel e a Terceira apresentam um nível 'moderado'.

Para as regiões com risco 'Muito Elevado' e 'Elevado', o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('Moderado'), 6 a 7 ('Elevado'), 8 a 10 ('Muito Elevado') e superior a 11 ('Extremo').

O IPMA prevê para hoje para Portugal continental céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior, vento fraco a moderado, podendo soprar forte nas terras altas das regiões Norte e Centro até ao meio da manhã e no final do dia.

Prevê-se uma pequena subida da temperatura mínima nas regiões do interior Norte e Centro e uma subida da temperatura máxima.

Para os Açores aguarda-se céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, períodos de chuva em especial na madrugada e manhã, passando a aguaceiros fracos.

A Madeira terá períodos de céu muito nublado e vento fraco a moderado.

SB // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".