Estados Unidos aumentam segurança em concertos e locais públicos depois de explosões em Manchester

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 23 mai (Lusa) -- O Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos anunciou que vai aumentar a segurança em concertos e em lugares públicos, após a explosão ocorrida na segunda-feira em Manchester, no Reino Unido, que fez 19 mortos.

"As pessoas podem experimentar um aumento da segurança em e em torno de lugares públicos e eventos enquanto os funcionários tomam precauções adicionais", informou o departamento, em comunicado.

"Neste momento, não temos informação que aponte para uma ameaça credível específica para concertos nos Estados Unidos", indicou.

Na mesma nota, o departamento de Segurança norte-americano informou também estar pronto para prestar assistência aos aliados britânicos "em tudo o que seja necessário, enquanto investigam e se recuperam" daquilo que a polícia está a tratar como um "incidente de terrorismo".

A polícia de Manchester confirmou que 19 pessoas morreram na explosão, ocorrida pelas 22:45 de segunda-feira, junto à Arena de Manchester, no final de um concerto da cantora norte-americana Ariana Grande.

Pelo menos meia centena de pessoas ficaram feridas.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, condenou o "ataque terrorista terrível" e disse estar a trabalhar "para estabelecer todos os detalhes do que está a ser tratado pela polícia como um terrível atentado terrorista", manifestando o seu pesar às famílias das vítimas.

Theresa May preside esta manhã a uma reunião da Comissão Cobra, que é acionada em situações de crise e inclui representantes de forças policiais e outras autoridades.

A capacidade da Arena é de 21 mil pessoas e o recinto estava cheio de jovens e adolescentes para assistirem ao concerto da cantora Ariana Grande.

A polícia de Manchester informou que está a trabalhar com outras agências britânicas especializadas no combate ao terrorismo.

DM (FV) // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.