Marcelo inicia hoje visita de Estado ao Luxemburgo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Luxemburgo, 23 mai (Lusa) - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inicia hoje uma visita de Estado de dois dias ao Luxemburgo para contactos com as autoridades luxemburguesas e com a comunidade portuguesa.

Hoje, o chefe de Estado será recebido pelos grão-duques do Luxemburgo, Henrique e Maria Teresa, seguindo-se a deposição de uma coroa de flores no Monumento Nacional da Solidariedade Luxemburguesa.

Após um almoço oferecido pelos grão-duques, Marcelo tem previstas audiências com o presidente da Câmara dos Deputados, Mars di Bartolomeo, com o primeiro-ministro, Xavier Bettel, e com o chefe da diplomacia luxemburguesa, Jean Asselborn.

De seguida, o Presidente faz uma vista ao Cercle Cité, centro cultural e de exposições, onde vai reunir-se com as autoridades municipais da cidade do Luxemburgo.

À noite, participa num jantar em sua honra oferecido pelos grão-duques.

À chegada ao Luxemburgo na segunda-feira à noite, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que um dos principais motivos desta visita são os portugueses, cerca de 100.000 pessoas, que representam 16,4% da população luxemburguesa.

"São um elemento decisivo porque têm preocupações comuns de Portugal e do Luxemburgo, que têm a ver com a Europa, com a língua, com o ensino, com a situação económica, social, fiscal", disse o Presidente.

Para quarta-feira, está prevista uma visita à Sociedade Europeia de Satélites e ao Data Centre - European Reliance Centre Luxembourg East, uma visita à Universidade do Luxemburgo e às exposições "Drawing the World", sobre os descobrimentos portugueses, e "Coração Independente", de Joana Vasconcelos, que inaugura.

Nesse dia, o chefe de Estado almoça com o primeiro-ministro luxemburguês, seguindo-se uma conferência de imprensa conjunta.

Na quinta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa continua a visita a título privado e participa nos Diálogos com a Comunidade, uma iniciativa do Governo para se inteirar dos principais problemas que afetam as comunidades portuguesas.

À tarde, o Presidente participa em Wiltz, a cerca de 65 quilómetros da capital Luxemburguesa, na missa e procissão anuais em honra de Nossa Senhora de Fátima.

Ainda em Wiltz, encontra-se com a comunidade portuguesa, que poderá assistir gratuitamente a um concerto do cantor português David Carreira, convidado por Marcelo a atuar no Liceu do Norte.

O chefe de Estado é acompanhado nesta visita pelos secretários de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, dos Assuntos Europeus, Margarida Marques, e pelos deputados Carlos Alberto Gonçalves (PSD), Paulo Pisco (PS), Isabel Pires (BE), Isabel Galriça Neto (CDS-PP) e Carla Cruz (PCP).

O Luxemburgo será o sétimo país a receber uma visita de Estado de Marcelo Rebelo de Sousa, depois de Moçambique, Suíça e Cuba, em 2016, de Cabo Verde e Senegal, em abril, e Croácia, na semana passada.

VM // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.