Consternação no Canadá, primeiro-ministro fala de "horror"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Otava, 23 mai (Lusa) -- A classe política canadiana manifestou consternação na sequência do atentado no Manchester Arena que na noite de segunda-feira causou pelo menos 19 mortos e mais de 50 feridos.

"Os canadianos ficaram a saber com horror do atentado em Manchester" e os seus "pensamentos acompanham as vítimas e famílias", escreveu o primeiro-ministro Justin Trudeau na sua conta de Twitter.

O ministro da Segurança Pública, Ralph Goodale, disse estar "profundamente preocupado depois dos ataques brutais no Reino Unido", expressando solidariedade com os britânicos.

"Os nossos pensamentos e orações acompanham as que são próximos das vítimas inocentes da terrível explosão" de Manchester, disse o governador-geral, David Johnston, representante da rainha Isabel II, chefe de Estado em título do Canadá.

Já Thomas Mulcair, chefe do Novo Partido Democrático (esquerda), referiu-se ao incidente como uma "notícia devastadora".

"Uma notícia devastadora, o nosso amor e os nossos pensamentos estão com a cidade de Manchester e todos aqueles que foram afetados por este terrível ataque", declarou.

A chefe da oposição conservadora, Rona Ambrose, manifestou o apoio dos canadianos aos habitantes de Manchester.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros acionou um número de emergência para as famílias de cidadãos canadianos que se encontrem em Manchester.

A explosão que ocorreu pelas 22:45 de segunda-feira junto à Arena de Manchester, no final de um concerto da cantora norte-americana Ariana Grande, está a ser tratada pelas polícias como um "incidente de terrorismo".

A primeira-ministra britânica, Theresa May, condenou o "ataque terrorista terrível" que ocorreu na Arena de Manchester e disse estar a trabalhar "para estabelecer todos os detalhes do que está a ser tratado pela polícia como um terrível atentado terrorista", manifestando o seu pesar às famílias das vítimas.

Theresa May preside esta manhã a uma reunião da Comissão Cobra, que é acionada em situações de crise e inclui representantes de forças policiais e outras autoridades.

A capacidade da Arena é de 21 mil pessoas e o recinto estava cheio de jovens e adolescentes para assistirem ao concerto da cantora Ariana Grande.

A polícia de Manchester informou que está a trabalhar com outras agências britânicas especializadas no combate ao terrorismo.

FV //

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.