Japão transmite apoio ao povo britânico

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Tóquio, 23 mai (Lusa) -- O Governo do Japão transmitiu hoje o seu apoio ao povo britânico e condenou qualquer forma de terrorismo após as explosões que causaram pelo menos 19 mortos e 50 feridos em Manchester, no norte de Inglaterra.

"Fiquei chocado ao saber que há um elevado número de mortos", disse hoje o ministro porta-voz do Executivo nipónico, Yoshihide Suga, em conferência de imprensa, durante a qual afirmou que os "atos infames" como o terrorismo não podem ser permitidos, segundo a estação pública NHK.

Suga disse que o "Japão transmite a sua solidariedade ao povo de Inglaterra", e explicou que a delegação japonesa no Reino Unido lançou uma equipa de emergência para reunir informações.

A explosão que ocorreu pelas 22:45 de segunda-feira junto à Arena de Manchester, no final de um concerto da cantora norte-americana Ariana Grande, causou pelo menos 19 mortos e 50 feridos e está a ser tratado pelas polícias como um "incidente de terrorismo".

A primeira-ministra britânica, Theresa May, condenou o "ataque terrorista terrível" que ocorreu na Arena de Manchester e disse estar a trabalhar "para estabelecer todos os detalhes do que está a ser tratado pela polícia como um terrível atentado terrorista", manifestando o seu pesar às famílias das vítimas.

Theresa May preside esta manhã a uma reunião da Comissão Cobra, que é acionada em situações de crise e inclui representantes de forças da polícia e de outras autoridades.

A capacidade da Arena é de 21 mil pessoas e o recinto estava cheio de jovens e adolescentes para assistirem ao concerto da cantora Ariana Grande.

A polícia de Manchester informou que está a trabalhar com outras agências nacionais especializadas no combate ao terrorismo.

A polícia britânica não clarificou, todavia, a origem das explosões ouvidas no Manchester Arena.

Questionado sobre as medidas antiterroristas do Japão antes da organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Suga indicou que o Japão "vai estreitar a colaboração com a comunidade internacional para preparar as medidas com atenção", dado que a segurança "é a maior responsabilidade do país anfitrião", informou a NHK.

FV // DM

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.