Políticos britânicos manifestam condolências às vítimas de "ataque horrível"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 23 mai (Lusa) -- Várias figuras políticas britânicas reagiram nas redes sociais à explosão na Arena de Manchester, classificando o incidente na noite de segunda-feira, à saída de um concerto, como um "ataque horrível" e manifestando condolências às vítimas.

A explosão ocorrida na noite de segunda-feira na Arena de Manchester provocou, pelo menos, 19 mortos e 50 feridos já confirmados, informou a polícia desta área metropolitana na rede social Twitter.

"O meu coração está com as famílias que perderam os seus entes queridos e a minha admiração com os bravos serviços de emergências. Foi uma noite terrível para a nossa grande cidade", disse o 'mayor' de Manchester, o trabalhista Andy Burnham, através da sua conta pessoal na rede social Twitter.

O líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, também enviou condolências às vítimas através daquela rede social.

"Terrível incidente em Manchester. Os meus pensamentos estão com todos os afetados e com os nossos magníficos serviços de emergência", afirmou o líder da oposição.

O líder dos liberais democráticos britânicos, Tim Farron, também reagiu aos acontecimentos na Arena de Manchester, considerando-os "um ataque chocante e horrível dirigido contra crianças e jovens que estavam apenas a gozar um concerto".

"A minha mais profunda simpatia com as vítimas e com as famílias que perderam os seus entes queridos, assim como com aqueles que estão a aguardar desesperadamente por informação", disse Farron.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, também já condenou, em comunicado, o "terrível atentado terrorista" que ocorreu na Arena de Manchester.

"Estamos a trabalhar para estabelecer todos os detalhes do que está a ser tratado pela polícia como um terrível atentado terrorista", disse May, manifestando o seu pesar às famílias das vítimas.

O ministro da Segurança britânico, Ben Wallace, pediu aos cidadãos para se manterem vigilantes, apelando para que liguem para a linha de apoio antiterrorista se detetarem algo suspeito, revela o jornal The Guardian.

A capacidade da Arena é de 21 mil pessoas e o recinto estava cheio de jovens e adolescentes para assistir ao concerto de Ariana Grande.

A explosão terá ocorrido no exterior da Arena, alegadamente junto às bilheteiras, depois do fim do concerto.

FV (RN/ JPF) // JPF

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.