Centro Cultural Português da Praia acolhe ciclo de cinema documental

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Praia, 22 mai (Lusa) - O ciclo de cinema documental Maio.Doc arrancou hoje, no Centro Cultural Português da Praia, com "Serras da Desordem", do Brasil, e até 30 de maio irá projetar mais sete filmes sobre realidades de cinco países, incluindo Portugal.

Com curadoria do realizador português Rui Simões, o Maio.Doc, chega à capital cabo-verdiana depois de uma passagem pelo Mindelo, e é dedicado ao cineasta italiano radicado no Brasil, Andrea Tonnaci, que realizou "Serras da Desordem".

Falecido em dezembro de 2016, foi considerado um dos principais diretores do movimento cinematográfico da década de 1970 no Brasil, que ficou conhecido como Cinema Marginal, segundo adianta em nota a embaixada de Portugal em Cabo Verde.

"Serras da Desordem" retrata, através da trajetória de Carapirú, um índio Awá-Guajá, a invasão e o massacre das tribos brasileiras por madeireiros e a sua trajetória de sobrevivência.

De Portugal, serão ainda exibidos os documentários "Irmãos", de Pedro Magano, sobre os Romeiros de São Miguel nos Açores; "Retratos a Preto e Branco", de Rui Simões, sobre a curiosidade e a arte no bairro da Cova da Moura e "Pedra e Cal", de Catarina Alves da Costa, sobre as casas rurais e a arquitetura tradicional alentejana.

"O homem que repara as mulheres", de Thiery Michel, da Bélgica; "Piratas de Salé", de Rosa Rogers e Merieme Addou, da Grã-Bretanha; "Cidade de Deus, 10 anos depois", de Cavi Borges e Luciano Vidigal, do Brasil; e "Portugueses do Soho" de Ana Ventura Miranda, dos Estados Unidos, são outros filmes no cartaz.

Os documentários serão projetados todos os dias úteis até 30 de maio às 18:00 horas (20:00 horas em Lisboa).

CFF // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.