Autoridade Marítima alerta que praias ainda não estão seguras, apesar do calor

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 mai (Lusa) - A Autoridade Marítima Nacional aconselhou hoje atenção e cuidado redobrado nas praias, frisando que, apesar do aumento do calor, o estado do mar e das praias ainda não é seguro.

Em comunicado en viado à agência Lusa, a Autoridade Marítima salienta que "as condições do estado do mar, a temperatura da água do mar ainda baixa e a configuração das praias não estão favoráveis à prática balnear".

"Grande parte das praias" estão ainda "sem vigilância e sinalização" e só há nadadores onde os concessionários já abriram portas, uma condição obrigatória que é fiscalizada pela Polícia Marítima.

As ondas ainda estão fortes e há fundões junto à linha da água, que ainda está fria e pode levar a choques térmicos.

A irregularidade da areia e os declives levam à formação de correntes fortes e agueiros, alerta a Autoridade, que aconselha a que se evite nadar ou caminhar junto à rebentação e recomenda cuidado especial com as crianças.

No domingo, uma criança que estava na água com o pai desapareceu no mar na praia de São Torpes, na costa alentejana, e ainda está a ser procurada pela Polícia Marítima.

Trinta e seis pessoas morreram afogadas entre 01 de janeiro e 01 de maio deste ano, metade das quais no mar, segundo os dados divulgados pelo Observatório do Afogamento, da Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores.

APN(SO) // ARA

LUsa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".