Ford anuncia substituição do seu presidente Mark Fields por Jim Hackett

| Economia
Porto Canal com Lusa

Washington, 22 mai (Lusa) - O construtor automóvel Ford anunciou hoje a saída do presidente da empresa, Mark Fields, e a sua substituição por James Hackett, até agora responsável pela unidade de veículos de condução autónoma.

O fabricante norte-americano, confrontado com uma descida das vendas, indicou que Fields "decidiu retirar-se após uma bem-sucedida carreira de 28 anos na companhia".

Nas últimas semanas, Fields tinha sido questionado pelo conselho de administração e pelos acionistas sobre a queda do valor das ações do fabricante.

Fields, 56 anos, tinha assumido a chefia da empresa há três anos e comprometeu-se com uma estratégia para privilegiar o desenvolvimento de veículos de condução autónoma, um rumo que deve continuar com a nomeação de Jim Hackett, 62 anos, que chegou à Ford no ano passado.

Os lucros do grupo registaram uma queda de quase 40% em 2016, uma tendência que foi confirmada no primeiro trimestre deste ano. Recentemente, foi anunciada a eliminação de 1.400 postos de trabalho na América do Norte e na Ásia para melhorar a rentabilidade da empresa.

As ações da Ford, que recuaram mais de 38% desde a chegada de Mark Fields, subiam 1,52% na abertura de Wall Street para 11,03 dólares, depois de terem sido anunciadas estas mudanças.

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.