Fundo de coprodução de cinema entre Portugal e França renovado até 2019

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 mai (Lusa) - O fundo de apoio à coprodução cinematográfica entre Portugal e França, criado em 2014, financiou vinte longas-metragens e sete curtas-metragens e foi renovado até 2019, foi hoje anunciado.

De acordo com o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), aquele fundo de apoio financeiro foi renovado até 2019 com o Centro Nacional de Cinema e da Imagem Animada (CNC), de França, à margem do Festival de Cinema de Cannes.

O fundo dispõe de um total de 800 mil euros anuais - financiado em parte iguais pelos dois organismos - para produção de curtas e longas-metragens de ficção, animação ou de documentários.

Desde a criação, em 2014, o fundo apoiou vinte longas-metragens e sete curtas-metragens, entre as quais "Colo", de Teresa Villaverde, "Campo de víboras", de Cristèle Alves Meira, "Comboio de sal e açúcar", de Licínio Azevedo, e "Los perros", de Marcela Said.

No entender do ICA, "este fundo contribuiu para o relançamento da produção cinematográfica em Portugal (o número de longas-metragens passou de 24, em 2014, para 48, em 2016), bem como para estimular a coprodução oficial entre Portugal e França (três coproduções aprovadas em 2014 e nove em 2016)", lê-se na nota de imprensa.

O protocolo luso-francês é renovado num momento de transição na direção do ICA, com a saída de Filomena Serras Pereira e a sua substituição por Luís Chaby Vaz.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".