PS considera que Bruxelas valida estratégia do Governo e que ciclo de desconfiança foi invertido

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 mai (Lusa) - O PS considerou hoje que a decisão da Bruxelas de recomendar a saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo (PDE) valida a estratégia seguida pelo atual Governo e que o anterior ciclo de desconfiança foi invertido.

Esta posição foi transmitida pelo porta-voz dos socialistas, João Galamba, após a Comissão Europeia ter decidido recomendar ao Conselho de Ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) o encerramento do PDE aplicado a Portugal desde 2009.

"A saída de Portugal do PDE, ao fim de nove anos, é uma grande vitória para o país e para os portugueses, é um resultado da maior importância para o futuro da nossa economia", considerou o dirigente e vice-presidente da bancada parlamentar socialista.

Questionado se o anterior executivo PSD/CDS-PP tem mérito nesta decisão da Comissão Europeia, João Galamba observou que os resultados "não se fazem sozinhos" e, como tal, "todos contribuíram".

"Mas há uma coisa que sei: Portugal, no final de 2015, esteve à beira de sofrer sanções por incumprimento das obrigações orçamentais nos anos de 2014 e 2015. O atual Governo conseguiu evitar essas sanções e inverter o ciclo que estava criado, alcançando resultados encorajadores em matéria de défice, emprego e crescimento", salientou.

Para João Galamba, este Governo "conseguiu inverter um ciclo de desconfiança, com um programa diferente daquele que estava a ser seguido - um programa que foi olhado com desconfiança por contrariar alguma ortodoxia europeia".

"Portugal decidiu tentar uma alternativa. E essa aposta tem sido bem sucedida. Importa aprofundá-la", frisou.

PMF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.